FAQ's
Questões mais frequentes para assuntos relacionados ao universo JAF Renováveis.
Sempre que seja necessário ou adequado, atualizaremos a informação presente nesta página.
Uma casa eficiente é uma casa que proporciona aos seus utilizadores condições de segurança e conforto, com o menor consumo de recursos possível.
No âmbito da eficiência energética e com o especial enfoque no conforto térmico dos ocupantes, trata-se de uma casa que segue os seguintes princípios:
  • Envolvente eficiente – A organização dos espaços e as soluções construtivas traduzem-se em reduzidas necessidades de energia para proporcionar conforto aos ocupantes;
  • Equipamentos eficientes – Dispõe, quando necessário, de equipamentos eficientes, ou seja, que consomem uma baixa quantidade de energia para suprir as necessidades;
  • Energias renováveis – Aproveita fontes de energia renovável para alimentar os equipamentos existentes, minimizando assim o impacto ambiental e os custos com o consumo de energia.
No âmbito da eficiência energética e caso pretenda aconselhamento personalizado, poderá contactar um Perito Qualificado no âmbito do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios.
Caso pretenda informação genérica sobre como tornar a sua casa mais eficiente, poderá aceder aos conteúdos disponibilizados pela ADENE em www.adene.pt.
Em geral, os principais elementos da envolvente a melhorar numa casa, do ponto de vista de desempenho energético, são as paredes, a cobertura, o pavimento e as janelas.
As soluções mais usuais de melhoria da envolvente opaca passam pela aplicação de isolamento térmico (que poderá ser no exterior ou interior da envolvente), com a possibilidade de aplicação de um revestimento final sobre a nova camada de isolamento.
Quanto aos tipos de isolamento térmicos mais vulgares, estes são:
  • Aglomerado de Cortiça Expandida (ICB);
  • Polistireno Expandido Extrudido (XPS);
  • Poliestireno Expandido Moldado (EPS);
  • Lã Mineral (MW);
  • Espuma rígida de poliuretano ou de poli-isocianurato (PUR/PIR);
  • Argamassa Térmica.
A aplicação de uma solução de isolamento térmico sobre a totalidade da envolvente opaca dum edifício não é um requisito obrigatório. No entanto, esta prática poderá ser vantajosa se pretender aproveitar a oportunidade de intervenção e melhorar as restantes envolventes, traduzindo-se assim em mais benefícios térmicos.
Para corrigir as anomalias de uma casa será necessário primeiro verificar se as mesmas resultam de ruturas, fissuras ou falhas de impermeabilização exterior e, se necessário, efetuar a devida correção.
Como as envolventes sem isolamento térmico são responsáveis por elevadas perdas (ou ganhos) de calor estas podem conduzir ao desenvolvimento de focos de condensação, fungos e bolores. Assim, o reforço do isolamento térmico das envolventes promove uma correção das anomalias.
Consulte um engenheiro, arquiteto ou perito qualificado independente constante na bolsa de peritos qualificados independentes da ADENE para escolher a solução mais adequada ao seu caso.
A energia solar fotovoltaica é a energia eléctrica que se obtém da luz do sol através de painéis fotovoltaicos instalados em casas ou negócios.
Este tipo de instalações permite ao utilizador autoproduzir grande parte da energia de que necessita com a conseguinte poupança na factura da luz.
É muito simples. Se num mês em concreto as suas necessidades energéticas são menores do que a produção que gera através da sua instalação, o excesso de energia será vertido para a rede de distribuição elétrica.
Se durante esse mesmo período necessitar de energia adicional, a fornecedora terá em conta o excedente aportado previamente e será compensado economicamente por ele. É de acordo com o estabelecido legalmente pelo Decreto-Lei com a denominação de “compensação de excedentes”.
Sim, também é possível instalá-los sobre o solo ou em outras superfícies em prédios e vivendas. Em qualquer caso, na JAF Renováveis iremos encarregar-nos de realizar um estudo técnico pormenorizado da superfície que tem disponível e das suas necessidades para lhe oferecermos a solução mais eficiente em termos energéticos e de rentabilidade económica.
O número de painéis ideal para sua casa ou negócio dependerá principalmente de 2 variáveis:
  • O seu consumo energético atual
  • A superfície que tem disponível para a instalação de painéis
Na JAF Renováveis oferecemos-lhe soluções específicas a cada caso concreto. A rentabilidade final, em termos de poupança energética, dependerá de vários fatores.
  • O seu consumo energético médio
  • Os seus picos de consumo diário e as horas em que estes se produzem
  • O nível de radiação solar da sua localidade
  • E alguns fatores adicionais
Entre em contacto connosco e, em apenas alguns minutos, conseguirá informação em tempo real sobre:
  • A sua instalação ideal
  • A sua nova quota mensal de energia
  • A sua poupança a curto e longo prazos
Encarregar-nos-emos de todos os trâmites necessários, incluindo o de licença da obra, para que em apenas alguns dias possa usufruir das vantagens e da poupança do autoconsumo solar.
Sim, os painéis solares produzem energia suficiente nos dias nublados para rentabilizarem-se a si próprios. Apesar de produzirem uma menor quantidade de energia que nos dias de sol mas, felizmente, em muitas zonas de Portugal, o número anual de dias de sol supera largamente a média dos países europeus.
Faça um pedido de suporte

Colaboramos consigo para planear e construir sistemas que vão ao encontro da satisfação das suas necessidades energéticas.

Poupe nos custos energéticos
Aumente o valor da sua instalação de produção de energia, fale connosco para saber como.
Suporte integral e permanente
Superamos permanentemente as expectativas que o cliente coloca em todas as nossas ações.
Profissionais certificados
Somos experientes no planeamento e implementação de sistemas de produção energética a partir de fontes renováveis.